logotipo

Terapia de ativação comportamental

A Terapia de Ativação Comportamental (BAT) é um tipo de psicoterapia frequentemente usada para tratar a depressão. Baseia-se na ideia de que a depressão pode levar à redução do número de experiências positivas que uma pessoa tem, o que pode contribuir ainda mais para a sua depressão. A BAT visa aumentar as experiências positivas, ajudando as pessoas a se envolverem em atividades de que gostam ou que consideram gratificantes.

No BAT, o terapeuta trabalha com a pessoa para identificar atividades que ela gostaria de fazer e que acredita que seriam gratificantes. Eles então ajudam a pessoa a planejar e programar essas atividades e a incentivam a participar delas. O terapeuta também pode ajudar a pessoa a identificar e desafiar pensamentos ou crenças negativas que podem impedi-la de se envolver em atividades agradáveis.

A MTD é frequentemente usada como tratamento de primeira linha para a depressão, especialmente nos casos em que uma pessoa pode estar relutante em tomar medicamentos. Foi demonstrado que é eficaz na redução dos sintomas de depressão e na melhoria da qualidade de vida. Geralmente é uma terapia de curta duração, composta por 12 a 16 sessões, embora a duração exata do tratamento possa variar dependendo das necessidades do indivíduo.